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Stradale_TZ3
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[Tutorial] Modificações avançadas Empty [Tutorial] Modificações avançadas

Ter 24 Set 2013 - 17:29
 Bom pessoal, frente a grande dificuldade de alguns players em modificar seu jogo sem dar problema, vou criar este tutorial, desde coisas básicas até modificações avançadas, qualquer dúvida ou pergunta sobre o que for falado, basta comentar. Com o tempo foi aperfeiçoando, adicionando dados e imagens, inicialmente, deixarei BEM superficial e vou adicionando a medida que as duvidas aparecerem.
1- Limitações:
Todo player antes de começar a modificar o jogo tem de entender que o GTA San Andreas é um jogo de 2005, e ele não foi projetado pra rodar com texturas de alta qualidade, ou seja, ele foi feito para rodar do jeito que é, as alterações nos arquivos ficam sujeitas a recorrentes travamentos, então se você quer ter um GTA modificado legal, o primeiro requisito é ser MUITO, MUITO paciente, beleza? Então vamos para os próximos tópicos.
2- Nomenclatura de arquivos:
 O San Andreas possui uma pasta base onde estão separados os "setores" construtivos do jogo, então vamos a eles e quais arquivos são mais constantemente mexidos neles, mais para baixo terão explicações específicas sobre cada um deles:
Data - nesta pasta estão todos os dados que controlam o jogo, os mais utilizados serão Vehicle.ide, Timecyc, Timecycp, Handling, Carcols, Carmods e a pasta Maps.
Models - toda modificação visual do jogo fica nesta pasta, onde estão todos os arquivos Dff e Txd, os mais utilizados serão GTA3.img, Player.img e dentro da Generic o Vehicle.txd.
Text - obviamente, todos os textos do jogo, inclusive nomes dos carros.
Movies - introdução do jogo, totalmente desnecessário.
Audio - todos os efeitos sonoros do jogo.
Anim - parte responsável pela cutscenes elaboradas do game.
3- Carros, armas, roupas, árvores, ruas e outros.
 A modificação mais comum e básica de todas são as edições de skins, neste tipo de modificação mexeremos com arquivos Dff. (responsáveis pela modelação) e Txd. (texturização), para roupas e skins do personagem deve se mexer no arquivo Player.img, no caso de carros, armas ou skins de pedestres se mexe no GTA3.img
 Tirando os carros, a maioria das outras modificações são simplesmente substituições de arquivos usando um IMG Editor, recomendo o Alci's por ser mais fácil de usar. Já os veículo envolvem maior complexidade pois o número de variáveis é extenso, primeiro os arquivos visuais Dff. e Txd., normalmente são dois, um de cada para um veículo, contudo se for um carro modificável ou com texturas extras adicionáveis em garagens de tuning, é provável que o número de arquivos seja maior, lembrando, que se for editar um Elegy, Sultan, Uranus, Jester, Remington ou outro veículo customizável em garagens especializadas, se trocar o o veículo fonte (por exemplo, a modificação vem com nome de Elegy mas você troca o nome para substituir o Sultan), é necessário trocar o nome de todas as peças modificáveis, quem tiver curioso sobre isso, basta perguntar que me aprofundarei sobre o assunto aqui.
 Outra coisa para editar carros, é que deve se ter MUITO cuidado com as linhas dele, alguns programas como o GGMM já vem com um instalador pronto para esse tipo de coisa, ao abrir o arquivo de modificação, normalmente vem algumas linhas de Handling, Vehicles, Carcols e Carmods para o veículo, e estas servem para o perfeito funcionamento deste, como rodas do tamanho certo, velocidade, frenagem, altura da suspensão, número de exaustores, cores corretas e até os itens utilizáveis na Transfender para evitar crashar ao tunar o carro. Essas linhas podem ser instaladas por programas, como o já citado anteriormente ou então manualmente abrindo estes arquivos e procurando as linhas originais e substituindo, para quem não tem conhecimento aprofundado, sugiro usar programas especializados mesmo.
4- ENB
 O ENB Series é uma das modificações mais famosas do GTA por adicionar reflexos realistas ao jogo, mas o que as pessoas tem de entender é que normalmente é muito pesado, ou seja, precisa ter um PC bom e que se a placa de video não for boa (nem adianta usar placa de video integrada, a maioria delas são de péssimo desempenho) com certeza aparecerá o também famoso aviso de que seu computador não possui Direct X9 ou que alguma Dll não é encontrada. Normalmente é fácil de ser instalado, basta jogar os arquivos principais na pasta fonte do GTA e apertar Shift + F12 pra ativar.
5- Mapas
 Mapas normalmente só envolvem a troca ou adicionamento de arquivos, pode ser que alguns arquivos de Dff. e Txd. sejam trocados caso hajam construções novas ou texturas específicas, as vezes modificam a pasta gta.dat, mas nada de grande coisa (lembrando que essas modificações que mexem com gta.dat NÃO funcionam no SAMP), qualquer coisa consulte o Leia Me da modificação, mas um aviso, texturas em HD normalmente causam o o mal carregamento do mapa ou até mesmo faz alguns pontos do chão se tornarem transpassáveis, problemas só resolvidos com Stream Fixes.
6- Livraria Cleo
 A livraria Cleo pode ser 3 ou o mais recente 4, e serve para adicionar pequenos eventos ao jogo sem alterar a pasta principal do script, é colocada na pasta fonte do jogo e normalmente não traz grandes transtornos para ser instalado, mas preste atenção, se alguma das modificações ficar sem texto, é possível que no arquivo da modificação tenha vindo um arquivo Fxt. que deve ser colocado no arquivo Cleo_text dentro da Cleo.
7- SAMP, quais modificações funcionam?
 O SAMP é bem "esperto" vamos dizer assim, ele deixa você mexer nos arquivos grandes e pesados como alterações visuais, contudo, ele não deixa que mexam no código nem nas partículas do jogo, mantendo assim todos os players nivelados, ou seja, modificações que usam de arquivos do Data para funcionarem são muito prejudicadas como carros que ficam com pneus enormes, entre outras coisas. Arquivos de Particle.txd (fogo, água, luz, fumaça e outras coisas), vehicle.txd (modifica as lanternas e faróis dos carros, essenciais para modificações como viaturas com giroflex azul e vermelha) e gta.dat também não funcionam, ou seja, o pesadelo para modificações é o SAMP, para jogar aqui é necessária uma bela filtragem das modificações utilizadas.
8- Rodas
 O que todos devem entender é que as rodas não mexem só com os arquivos DFF e TXD mas também com arquivos do Veh_mods na pasta Mapa, pois as texturas das rodas originais do GTA San Andreas ficam no arquivo Generic, e quando se adiciona novos TXD, é necessário trocar o arquivo TXD de onde o jogo tira as informações, é complicado mas dá pra entender, caso não seja feito direito, é comum as rodas aparecerem brancas ou simplesmente travar o jogo ao ir em uma garagem de tuning e trocar de roda. Mais uma detalhe, não são todos os packs de rodas que funcionam no SAMP, só os que adicionam um TXD. novo e mexem com Veh_mods, os outros que normalmente utilizam substituição de arquivos já presentes no jogo não funcionam no online.

Bom, até agora é isso, espero que gostem, e em breve mais informações e algumas imagens ilustrativas, vou explicar mais aprofundadamente as áreas que houverem mais dúvidas, valeu e falou!!!
Corey
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Ter 24 Set 2013 - 18:52
Apenas os interessados em modelagem irão ler este tópico. Todavia ele foi bem "estruturado" e bem falado, quando falamos em um assunto meio chato, como este.

Na parte "7" em algumas partes estão certas e em outras partes meio "incompletas". Enfim, o SAMP nesta parte de "modificações" ele bloqueia sim, certas coisas. E além disso ele apenas permite que o próprio programador do SAMP use destas funções, que são nativas do mesmo.

Abraços. Very Happy
Hakkween.
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Ter 24 Set 2013 - 19:13
1 Dúvida ENB seria só para PC BONS? Tem umas disponiveis em 
"PC Fracos" não daria pra usar em algum Computador ?

Bom minha dúvida meu Notebook é da Hp

- Processador i3
- Placa de Video NVIDIA Geforce (O Problema que desatualizei ela ) Estou Usando uma aqui da Intel, que é meio fraca.
- 4GB
- 1TB


E estou pensando vende-lo
Para pegar um PC/CPU 
Para comprar um Melhor. 
O que acham? Sobre para Rodar Jogos (Enb) e gráficos Pesados no meu GTA?
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Ter 24 Set 2013 - 20:24
Memória física não interfere em nada, 4gb é uma boa memória Ram, processador I3 também é capaz de rodar umas modificações pesadas, agora placa de video só a Nvidia, porque placa original da intel é uma fezes, roda ENB tranquilamente.
Hakkween.
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Ter 24 Set 2013 - 23:06
Stradale_TZ3 escreveu:Memória física não interfere em nada, 4gb é uma boa memória Ram, processador I3 também é capaz de rodar umas modificações pesadas, agora placa de video só a Nvidia, porque placa original da intel é uma fezes, roda ENB tranquilamente.
Mais estou usando a Placa Intel(R) Graphics Family 3000
Aguenta essa placa de video, que você usa? teria como me passar? Se tive-se? como?
Corey
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Qua 25 Set 2013 - 11:09
DaviiiD_. escreveu:
Stradale_TZ3 escreveu:Memória física não interfere em nada, 4gb é uma boa memória Ram, processador I3 também é capaz de rodar umas modificações pesadas, agora placa de video só a Nvidia, porque placa original da intel é uma fezes, roda ENB tranquilamente.
Mais estou usando a Placa Intel(R) Graphics Family 3000
Aguenta essa placa de video, que você usa? teria como me passar? Se tive-se? como?
A minha é uma AMD Radeon HD 6250 e funciona normalmente. Very Happy 
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