- Vito Scaletta
Lendário(a)
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[Tutorial] Luz e Sombra
Seg 28 Set 2015 - 15:31
Bom... Vejo que muita gente tem problemas com luz e sombra principalmente com a concordância. Se a Luz Vier para a direita >>>> X (X é o seu personagem) então a Luz vai bater no rosto dele e a parte da esquerda para o personagem deve ficar mais escura (Sombra)
Então o tutorial de hoje serve para vocês corrigirem esse lance, vou ensinar o truque no personagem e no cenário.
Resultado
Personagem
Cenário que usei.
Cenário editado
Mãos a obra Parte I - Cenário
Vamos editar o Cenário primeiro, dessa forma saberemos da onde a luz vem e a onde a sombra deve ficar "Mas Vito, já tem Luz no cenário! R: Sim mas podemos alterar a Luz, remover e/ou Colocar, por isso se deve fazer o cenário antes.
Abram o cenário (Lembrando que, isso é prática, não existe uma formula para todas as imagens, você tem que ir tentando até ver qual tom você quer)
O que vamos fazer é deixar as cores mais quentes.
Duplique seu fundo de um botão direito na sua layer duplicada e selecione "Convert to Smart Object" então de um ctrl + F (Ou em filter clique em Unsharp Mask) Usei os parametros 50 em Amount. Radius 7,0 e Threshold 0,0 (Podem testar ai e ver como preferirem.)
Agora vá em "Image > Adjustments > Shadow/Highlights em Shadows Amount eu usei 30% e em Highlights deixei 0% (Mas vocês podem usar os valores de sua preferência)
Crie um Grupo (Fica ao lado do botão de layer, isso é para ficar organizado) Clique no botão que parece um sol preto e branco e selecione "Curves" vai aparecer um tipo de "gráfico" minhas configurações são as de baixo (Os pontos que não aparecerem estão da forma padrão)
Crie outro "Curves" e coloque o nome de "Curves 2" Configurações Abaixo
Agora vá no sol novamente e selecione "Brightness/Contrast" Deixei 0 em Brightness e 15 em Contrast
Sol Novamente e selecione "Vibrance" Deixei +10 em Vibrance e -15 em Saturation
Sol de novo... E coloque Photo Filter Configurações abaixo.
Por fim. Sol - Gradient O que eu usei foi.
Na layer do Gradient Fill coloquei "Soft Light e Opacity em 60%"
É isso nosso cenário esta pronto.
Ao personagem Parte II.
Para começar removam o fundo, eu usei a borracha mágica.
Dupliquem a render (Isso serve para realçar as linhas)
Crie um grupo (Para ficar organizado)
Sol > Levels - Configurações abaixo.
Sol > Brightness/Contrast - Coloquei 25 em Brightness e -12 em Contrast
Sol > Hue/Saturation - Configurações Abaixo.
Sol > Solid Color - Coloquei a cor "f7f9c9" Adicionei Soft Light e Opacity 30%
Sol > Gradient - Configurações Abaixo.
Esse laranja é o "f96340" Também coloquei Overlay na layer e Opacity 30%
Por fim, Sol > Gradient - Configurações abaixo.
Coloquei Soft Light nessa Layer e Opacity 60%.
É isso depois eu só removi um pouco do Gradiente do fundo (Um pouco do gradiente deve ficar como reflexão no cabelo/rosto)
A luz vem do Beco então (Sombra <<<<< Rosto do Personagem<<<<<<<<<<<< Luz do Beco)
O contorno do personagem foi feito (Correndo) com essa técnica aqui Contorno
Então o tutorial de hoje serve para vocês corrigirem esse lance, vou ensinar o truque no personagem e no cenário.
Resultado
Personagem
Cenário que usei.
Cenário editado
Mãos a obra Parte I - Cenário
Vamos editar o Cenário primeiro, dessa forma saberemos da onde a luz vem e a onde a sombra deve ficar "Mas Vito, já tem Luz no cenário! R: Sim mas podemos alterar a Luz, remover e/ou Colocar, por isso se deve fazer o cenário antes.
Abram o cenário (Lembrando que, isso é prática, não existe uma formula para todas as imagens, você tem que ir tentando até ver qual tom você quer)
O que vamos fazer é deixar as cores mais quentes.
Duplique seu fundo de um botão direito na sua layer duplicada e selecione "Convert to Smart Object" então de um ctrl + F (Ou em filter clique em Unsharp Mask) Usei os parametros 50 em Amount. Radius 7,0 e Threshold 0,0 (Podem testar ai e ver como preferirem.)
Agora vá em "Image > Adjustments > Shadow/Highlights em Shadows Amount eu usei 30% e em Highlights deixei 0% (Mas vocês podem usar os valores de sua preferência)
Crie um Grupo (Fica ao lado do botão de layer, isso é para ficar organizado) Clique no botão que parece um sol preto e branco e selecione "Curves" vai aparecer um tipo de "gráfico" minhas configurações são as de baixo (Os pontos que não aparecerem estão da forma padrão)
Crie outro "Curves" e coloque o nome de "Curves 2" Configurações Abaixo
Agora vá no sol novamente e selecione "Brightness/Contrast" Deixei 0 em Brightness e 15 em Contrast
Sol Novamente e selecione "Vibrance" Deixei +10 em Vibrance e -15 em Saturation
Sol de novo... E coloque Photo Filter Configurações abaixo.
Por fim. Sol - Gradient O que eu usei foi.
Na layer do Gradient Fill coloquei "Soft Light e Opacity em 60%"
É isso nosso cenário esta pronto.
Ao personagem Parte II.
Para começar removam o fundo, eu usei a borracha mágica.
Dupliquem a render (Isso serve para realçar as linhas)
Crie um grupo (Para ficar organizado)
Sol > Levels - Configurações abaixo.
Sol > Brightness/Contrast - Coloquei 25 em Brightness e -12 em Contrast
Sol > Hue/Saturation - Configurações Abaixo.
Sol > Solid Color - Coloquei a cor "f7f9c9" Adicionei Soft Light e Opacity 30%
Sol > Gradient - Configurações Abaixo.
Esse laranja é o "f96340" Também coloquei Overlay na layer e Opacity 30%
Por fim, Sol > Gradient - Configurações abaixo.
Coloquei Soft Light nessa Layer e Opacity 60%.
É isso depois eu só removi um pouco do Gradiente do fundo (Um pouco do gradiente deve ficar como reflexão no cabelo/rosto)
A luz vem do Beco então (Sombra <<<<< Rosto do Personagem<<<<<<<<<<<< Luz do Beco)
O contorno do personagem foi feito (Correndo) com essa técnica aqui Contorno
- David
Veterano(a)
Nick in-game : David
Mensagens : 1391
Registro : 23/02/2015
Re: [Tutorial] Luz e Sombra
Seg 28 Set 2015 - 19:50
Muito bom mesmo, Parabéns.
- Devidess
Membro Elite
Nick in-game : Devidess
Mensagens : 1091
Registro : 08/04/2015
Re: [Tutorial] Luz e Sombra
Seg 28 Set 2015 - 20:19
Belo tutu Vito, ótimo.
- Davi
Experiente
Nick in-game : Davi
Mensagens : 370
Registro : 12/04/2015
Re: [Tutorial] Luz e Sombra
Sex 2 Out 2015 - 19:23
Belo tutorial, Belo Trabalho
Atenciosamente,
HobbsSNR
Parabéns
Atenciosamente,
HobbsSNR
Parabéns
- Hiddan
Membro Elite
Nick in-game : Hiddan
Mensagens : 953
Registro : 02/09/2014
Re: [Tutorial] Luz e Sombra
Seg 5 Out 2015 - 11:19
Bacana , parabéns .
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